terça-feira, 23 de agosto de 2011

Como se sentir bem estando só?

Dra. Jussania Oliveira

É curioso observar a quantidade de pessoas que estão sem parceria e como isso é visto por elas mesmas e pela sociedade.

Acredito que o ser humano não nasceu para viver sozinho. Podemos gostar e até querer passar momentos ou mesmo períodos assim, mas duvido que seja um desejo permanente e imutável.

No entanto, quanto que se pode ser influenciado por um conceito ou regra ditada pela sociedade. Explico. Mesmo em tempos modernos e atuais, ainda existem muitas pessoas que não aceitam o estado civil separado ou divorciado. Como se isso significasse um demérito, um fracasso em sua história de vida. O que mais me surpreende é o que tantas pessoas são capazes de fazer e a que se sujeitam para manter o "status quo" casado.

O que realmente é importante para mantermos um relacionamento?

Pensando em seus anseios/desejos pessoais, você diria que é feliz/realizado em seu relacionamento?
Muitas vezes, pelo medo de enfrentar novos desafios, sair da acomodação, encarar o novo, acaba-se por viver um relacionamento pobre, falido, mesquinho, rancoroso. E isso pode durar anos, décadas...



A vida se arrasta, a convivência é torturante, o sexo inexiste ou é frustrante...

Pare e pense: quantos anos você acha que irá viver? 60, 70? Desse tempo, quanto realmente você acredita que tenha vivido bem e feliz? Buscando o melhor para você? Acreditando em sua capacidade e potencial? Tendo prazer em suas realizações/experiências?

Claro, é óbvio que não podemos ser felizes e satisfeitos 24 horas por dia. Mas será que temos que manter algo em que não acreditamos mais? Que não nos emociona, comove, impulsiona, dá prazer? Por quê? Pelo medo de ficar só? Quantos vivem juntos e sentem-se extremamente solitários... Isso por não acreditar que poderiam ter/conquistar algo maior ou melhor? Ou o que é pior: não se sentir merecedor!

Estar só muitas vezes é a oportunidade de se redescobrir, de recuperar sua identidade, sua autoestima, de se reinventar e perceber que você ainda tem muito a aprender e viver! Novas experiências, horizontes... Perceber que se é capaz de viver bem, muito bem, sem que para isso tenha uma dependência financeira, física, moral ou psicológica de outro alguém.

É importante gostar de sua própria companhia, ter amor próprio e se sentir alguém "inteiro", sem depositar a responsabilidade de ser feliz em outra pessoa, uma vez que é SUA essa tarefa!
Renove-se, reinvente-se e, acima de tudo, viva a vida em sua plenitude, estando só ou acompanhado!


 DO BLOG:  E VOCÊ? CONCORDA COM A TESE DA DRa. JUSSANIA OLIVEIRA À RESPEITO DO "ESTAR SÓ"? PARTICIPE!!! DÊ SUA OPINIÃO.

16 comentários:

  1. Gostei muito mas na vida ninguém é feliz sozinho :/ ;P

    ResponderExcluir
  2. Eu Achei muito interesante esse texto ,e concordo com o que Dr. Jussania Oliveira está falando nesse texto ,
    Gostei muito da parte que ela falou
    "É importante gostar de sua própria companhia, ter amor próprio e se sentir alguém "inteiro"", sem depositar a responsabilidade de ser feliz em outra pessoa, uma vez que é SUA essa tarefa , Por que a maioria das vezes tem pessoas que depositam a responsabilidade de ser feliz na outra o que é errado ,
    O texto é muito interresante e espero que seja insiparação para outras pessoas que vão ler esse texto

    ResponderExcluir
  3. Achei esse texto bastante interesante ,inclusive por causa da importancia de estar sozinho .Mas acho que é meilhor estar com uma pessoa ao seu lado para que ela lhe ajude em todas as horas .

    ResponderExcluir
  4. O texto é muito interessante , inclusive porque fala sobre o poque as pessoas se sentem sozinhas , e também fala sobre a importância das pessoas ficarem sozinhas. serve também para refletir e como podemos fazer para temos um bom relacionamento sem que ele seja forçado , ou mantido por medo de ficar sozinho.Esse texto serve para que as pessoas se indentifiquem e pensem a respeito sobre o assunto de se sentir sozinho.

    ResponderExcluir
  5. O texto é muito Bom , gostei bastante ...

    ResponderExcluir
  6. Sim Acredito que o ser humano não nasceu para viver sozinho e sim ele nasceu para ter amor,carinho e felicidades ...

    ResponderExcluir
  7. PODEMOS gostar e até querer passar momentos ou mesmo períodos assim, mas duvido que seja um desejo permanente e imutável. NÃO NASCEMOS PARA VIVER SOZINHOS NA NOSSA VIDA E SIM PARA TER UM GRANDE AMOR ,PAZ ,FELICIDADE E MUITO MAIS ...

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito desse texto ,, por que ele fala de pessoas que se sentem só mesmo estando acompanhado ,, então é como diz o ditado "melhor só, do que mal acompanhado "

    ela fala que ;
    "É importante gostar de sua própria companhia, ter amor próprio e se sentir alguém "inteiro", sem depositar a responsabilidade de ser feliz em outra pessoa, uma vez que é SUA essa tarefa!
    Renove-se, reinvente-se e, acima de tudo, viva a vida em sua plenitude, estando só ou acompanhado!"

    então é isso ai viva a sua vida !!!
    e existem pessoas que gostam mais do seu acompanhante ,, do que a si mesma !e isso é muiito errado , primeiro ame a si mesmo depois ame as outras pessoas !

    ResponderExcluir
  9. O texto e otimo, ele fala toda a verdade de uma vida solitaria ou acompanhada,porque uma vida solitaria nos ensina a viver e a criar momentos felizes mesmo estando sozinhos, mas nao e ruim viver acompanhado com alguem que quereamos compartilhar nosso dia a dia, nossa existencia, enfim, nossa vida pessoal, mas para isso precisamos encontrar a pessoa certa para que no futuro nao haja o arrependimento. Tem muita gente que tem medo de reconstruir uma familia pelo o simples fato de nao si darem bem no relacionamento mas nem sempre todos conseguem conviver com a pessoa escolhida mas a maioria sim, para escolher uma pessoa para juntos criarem um futoro precisamos de muita conversa e muita compreenção porque hoje a vida nao esta facil e a maioria das pessoas estão fazendo as coisas sem pensar no que vai acontecer, e acabam fazendo pessoa sofrer e perder a vontade de ser feliz com alguem, por isso, viva sua vida e nao utilize a felicidade dos outros para serem felizes, e sim sejam felizes fazendo com que todos vejam sua falicidade...

    ResponderExcluir
  10. '" Gosteii muitooo ; é verdade ninguém na vida é feliz Sozinhoo ; precisamos muito de pessoas por pertoo para sermos felizes ; É cloroo que nãoo podemos ser felizes 24 horas más tiramos metade do tempo para sermos felizes ; no futuroo precisamos ter pessoas certas para nos relacionarmos , más as pessoas tem medoo de se relacionar e não dar certo tem medoo de sofrer e de construír uma família isso tudo comedo de não dar certo por isso viva sua vida sem se preucupar com as feilidade dos outros .Viva a sua vida como se fosse o útimo minuto de sua VIDA .;)0

    ResponderExcluir
  11. Fernanda Tamara e Luiza Rafaela26 de agosto de 2011 às 12:36

    Também acho que na vida ninguém é feliz sozinho. Mas também não devemos nós prender a um relacionamento que você ver que não dar certo pelo simples fato de ficar só. Porque assim você vai sofrer muito mais depois.

    ResponderExcluir
  12. wigines bruno e kauann26 de agosto de 2011 às 12:37

    Muitas pesoas ficam se humilhando as outras por isso nâo se surprienda porque ninguem vai lhe obrigar,tem pessoas que nâo sabem viver a vida.

    ResponderExcluir
  13. Mariana Bezerra,Maria Jardênia26 de agosto de 2011 às 12:39

    Concordo com ela, não é toda vez que o ser humano deve estar só e se sentir feliz nos momentos de emoção nos momentos de alegria, muitas vezes estar só é uma grande oportunidade de se inspirar e de ter uma boa autoestima e é tempo de perceber que as pessoas só tem muito tempo para aprender muitas coisas boas e poder curtir cada pedacinho da vida.

    ResponderExcluir
  14. Sim,concordo com ela é um texto que fala muito da vida e do relacionamento a dois e somos pessoas e não nascemos para ficarmos sós e devemos viver muito felizes.

    ResponderExcluir
  15. Esse texto é objetivo...
    A questão é que um indivíduo mesmo estando sozinho e falando que se sente feliz não seria capaz de passar uma vida inteira só, pois, o amor de uma pessoa é constituido pela união de vários laços, assim, esse texto de muita reflexão só revela a verdade de como é viver só.

    ResponderExcluir
  16. Matehus
    Eu achei que o começo do texto ficou muito parecido com a minha personalidade e que essas perguntas feitas pela autora ficaram muito comfusso porque eu nunca temtei pratica-las.

    ResponderExcluir